Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O lápis que vê

O lápis que vê

19 de Outubro, 2017

Mulheres vs ambição

Ana Isabel Sampaio

A propósito do movimento #metoo e de a semana passada ter sido o dia das raparigas (não que seja a favor destes dias: raparigas, mulher… etc… porque acho que, por um lado é triste e preocupante ter de haver um dia especifico para a consciencialização ou alerta sobre estes problemas, também acho que no fundo no fundo não resolvem nada. Oferecer uma flor às mulheres no dia das mulheres é um gesto vazio se não for acompanhado de outro tipo de ações que durem todo o ano).

Gostava então de falar sobre algumas questões que se passaram comigo e, imagino, com muitas mulheres. Não vou aprofundar as questões de assédio ou violência, essas infelizmente vemos todos os dias e espero que se veja cada vez mais e que ninguém se cale. Nem vou falar muito do facto de essas questões serem desvalorizadas pelas autoridades e por muitas pessoas. Coisas como defender agressores ou justificar com frases tipo: a andar na rua aquela hora queria o quê? Queria chegar ao destino que que tinha programado, exercendo o seu direito de andar na rua em segurança…

Vou falar de uma coisa que é sintomática de tudo o resto e que serve de exemplo para muitas outras questões a ambição. Isto porque, mais do que uma vez me disseram que tinha ambições, queria coisas e não foi como elogio. Foi mesmo no sentido: se calhar tens de te tocar, como se ter ambições e querer fazer coisas e ter objetivos definidos fosse mau. Pior, não foram só homens tiveram o triste comentário. Às vezes as mulheres são as suas piores inimigas.

É revoltante perceber que ainda há muita gente que acha que as mulheres devem ter ambição, mas comedida, só o suficiente para ser uma ”mulher moderna” , mas sem incomodar muito. E pior, saber que ainda há mulheres que se acomodam a isto, se permitem diminuir e se encolher para caber neste modelo, que não faz muita onda, parece que trouxe muitas mudanças, mas que deixa ainda muito a ser feito.

ee7e59f5d2211233ae1f5d8b08ca9553

Ainda me lembro quando disserem que era exagero criminalizar o piropo (já escrevi sobre isso, mas não acho normal achar normal alguém dizer despropósitos a uma mulher que vai a passar só porque sim. Também não acho muito saudável as mulheres que se sentem lisonjeadas com isso.

Claro que nem sempre é fácil mudar mentalidades, mesmo as nossas que tão cheias de preconceitos escondidos são. Eu, mesmo tentando estar alerta, ainda ontem fui extremamente preconceituosa com outra mulher e achei que a mensagem que ela tinha não ia ser grande coisa, pela sua aparência, mas como também estou alerta resolvi deixar de ser parva e ver o vídeo, ainda bem. A mensagem era mesmo boa, e tal como ela referia no vídeo: timing perfeito.

PS – também verdade que a ambição é um bocado mal interpretada no geral… outro bom tema para voltar mais tarde…

  

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.