Ataque de pânico: o que fazer?
A síndrome de pânico é um distúrbio psicológico que leva a várias crises de medo, angústia e terror. Com o tempo e dependendo da gravidade, ou de se lhe dar a devida atenção ou não, pode causar mudanças profundas no individuo que pode até passar a ter medo das coisas mais simples. Pode dar origem a fobias. Um ataque de pânico é uma onda repentina de medo e ansiedade esmagadora, geralmente sem motivo aparente e sem aviso prévio. Pode acontecer com qualquer pessoa e a qualquer momento. Muitos ataques ocorrem apenas uma vez, em outros os ataques são recorrentes.
Principais sintomas
Apesar de ser um distúrbio psicológico o pânico provoca sintomas físicos:
- Ansiedade
- Palidez
- Fraqueza
- Suor intenso
- Falta de ar
- Palpitações
- Tonturas
- Tremores
- Desmaio
- Sensação de morte
Causas
Pode aparecer de pois de uma situação que foi considerada traumática para o individuo. Entenda-se que o que é considerado normal para uma pessoas pode ser violento para outra. É importante não julgar, até porque nunca temos todas as variáveis e não estamos na pele do outro para perceber a cem por cento a forma como interage com o mundo.
Como proceder durante um ataque de pânico
- Não lutar contra o pânico. Ele é um mecanismo de defesa inconsciente.
- Controlar a respiração: inspirar pelo nariz e expirar lentamente pela boca.
- Usar técnicas de distração e abstração exemplo:
- 5 coisas que vemos
- 4 coisas que posso tocar
- 3 coisas que posso ouvir
- 2 coisas que posso cheirar
- 1 emoção
- Recorrer a técnicas de relaxamento
A curto prazo tentar procurar ajuda que pode ir de algo tão simples como praticar exercício físico até terapia. O importante é perceber a causa dos ataques e atuar para evitar que a situação escale.